Friday, December 17, 2010

Transplantes

Viram a noticia da semana passada que foi realizado o primeiro transplante facial do mundo?
Foi em Espanha e, um jovem que aparentemente tinha ficado transfigurado por um acidente. Parece que nem conseguia respirar sem uma maquina e tal... a unica solucao foi tentarem este transplante. Assim, cortaram a cara dele e colocaram outra, de um cadaver, ajustando nariz, mandibulas, etc...

A operacao foi um sucesso, e eh provavel que o operado esteja a sair neste momento do hospital. A identidade do dador da face e do operado sao mantidas em segredo claro, mas imaginem so... acho que nao deve ser muito dificil depois da operacao adivinhar, para as pessoas que conhecem um deles.
Pensem comigo... imaginem que eh meu irmao que morreu e demos a cara a outra pessoa. Sera que eu nao vou reconhecer a cara dele no corpo do operado? E qual ira ser a minha reaccao? Vai ser como ter outro irmao?
Estranho neh?
E vejam so do outro lado... imaginem que eh a minha namorada que fica desfigurada e lhe trocamos a cara... como seria quando saisse?
E a propria pessoa quando se vir com nova cara?
Para mim o sucesso desta operacao nao tem nada a ver com a parte medica, mas uma outra bem mais simples: se a cara nova eh bonita ou nao. Porque, vejam la comigo. Se for uma cara bonita sais a ganhar, se eh uma cara feia nem quero imaginar.
E imaginem quando estas operacoes forem frequentes... ja estou a imaginar o mercado negro do trafico de caras bonitas, porque todos vao querer estas caras. Pagar 1 milhao de dolares pela cara do Denzel Washington. Mas eu duvido que haja cara de pretos nestas operacoes. Vejam so a situacao de nao encontrares uma cara da tua raca.... e eu ter que sair com a cara de um homem branco. Sera que pintavam a cara? Ou ficava assim mesmo, tipo zebra?
Voces acreditam mesmo que esta operacao pode correr bem? A cor da cara vai ser igual a do corpo? A pele... sei la.... tudo me parece estranho demais. E se o corpo rejeitar a cara? Ja viram a cena? Estou numa entrevista de emprego e puff... a cara salta, explusa pelo corpo... vai cair em cima do meu CV na mesa do entrevistador. Ai, ja estou a imaginar o entrevistador: “esta contratado, porque sei que o senhor me mostrou a sua verdadeira cara...”

No comments: