Friday, December 17, 2010

Vida militar

Ja foram a alguma cerimonia militar? Outro dia fui a cerimonia de icamento da bandeira duma academia militar. Eu sempre admirei a disciplina da vida militar sabem? Especialmente porque nao estou la....

Mas eh bonito aquilo. E admiro mesmo. So que nao me sinto la muito confortavel. Nunca sei quando tenho que fazer sentido ou continencia. Se as ordens sao so para eles ou para nos que estamos de fora. Tenho sempre um certo medo de quebrar o protocolo. Uma vez veio-me um espirro forte e quando espirrei coincidiu com aquela altura em que atiram uma salva de balas para o ar. Acordei numa cama de hospital, do susto...
Acho que um homem de arma eh sempre imponente. Pode estar nu ou vestido com as roupas da Labida e LaSanta que ninguem se vai rir dele, acreditem!

Na tropa ha varias categorias. Todas bem definidas e seguindo uma hierarquia muito rigida... ha o comandante, o major, o capitao... e tambem ha varias profissoes: os paraquedistas, os comandos, os marinheiros... e ha aquelas mais peculiares como: o cozinheiro, o cabeleireiro e depois ha as que eu gostaria de ter: tocar a trombeta ou segurar a bandeira... ja viram bem? Qual sera o treino para essas profissoes? Ter forca de pulmoes no caso da trombeta e nao ter asma, claro.... e nao tremer os bracos, no caso da bandeira, calculo... mas nao deve ser facil. Eles nao devem ser la muito respeitados perante os colegas. Os outros a acordar as 5 da manha e ralarem... rebolarem na lama... levantarem peso e os colegas da orquestra a ensaiar com o triangulo e as pandeiretas. Mas eh uma verdadeira sociedade ali...

Outra coisa que gostei foi da parte em que desfilam perante a audiencia. Ha varias marchas e varias formacoes. Ha uma que dao uns pontapes no ar enquanto andam... tenho sempre medo que pontapeiem o colega da frente... E tambem ai que surge um tipo que tambem tem uma profissao engracada: eh o tipo que grita. Funciona assim...o tipo grita e os outros fazem uma formacao X ou Y. Por exemplo: fiquem de pe, por favor. Formacao TARTARUGA!!!! bem, voces a esta hora estariam fuzilados de tao maus que sao.

Eu sei que agora ha muito a igualdade de generos, mas confesso que acho que tropa eh sitio para homens. Ha simbolos que dizem isso. As fardas. Aquelas verdes camufladas que o Azagaia usa.Acham que foram feitas para mulheres? Naaa...nao tem nada para corpo feminino ali...nao ha curvas...nem espaco para nada... outra coisa... a historia de rapar cabelo... e as proprias armas... o canhao, por exemplo. Sera que ninguem ainda reparou que o canhao tem formas ligeiramente parecidas a uma parte da anatomia masculina? Um pau erecto com duas bolas de lado... imaginam uma jovem recruta a aprender a disparar um canhao? A tendencia dela seria, naturalmente, colocar-se a frente do canhao e nao atras... Mas nao eh culpa dela. Ela foi educada desde a infancia a ficar a frente, e nunca atras de um pau com duas bolas... e a esperar que as balas venham ao seu encontro... agora atras nao... eh anti natural! Tanto faz que ela, a jovem recruta, fique de frente ou de tras para o canhao, mas sempre a frente dele... o que nos traz outro grande problema... mulheres na tropa constituem um problema de seguranca nacional... as recrutas iriam suicidar-se...

No comments: